Como funciona e quais as etapas do Marketing Digital de Resultados

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Inbound Marketing é um conjunto de estratégias que têm como objetivo atrair voluntariamente os consumidores para o site da empresa. É o contrário do marketing tradicional, e baseia-se no relacionamento com o consumidor em vez de propagandas e interrupções.

O que queremos mostrar para você com esse infográfico são as 5 etapas (Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar)  que compõe esse processo de atração de consumidores para o seu site. Chamamos esse processo de Funil de Vendas.

O funil de vendas consiste em conduzir ou acompanhar o seu cliente a partir do momento em que ele toma conhecimento de uma solução vendida pela sua empresa até o fechamento do negócio.

É um modelo estratégico que mostra cada etapa seguida pelo consumidor até fechar a compra.

ATRAIR

Um site sem visitas não gera Leads. Sem os Leads não há vendas e, por consequência, perde-se toda a razão para se trabalhar com essa estratégia.

Em vez de gastar energia em procurar pessoas que poderiam se interessar por seu negócio/mercado, gasta-se energia na construção de algo relevante e rico de informações atraindo muitas pessoas que por livre e espontânea vontade se interessaram no assunto.

Podemos fazer isso através de:

BLOG : Um blog bem feito produz conteúdo de qualidade baseado na sua persona (público-alvo) e nas etapas do processo de compra em que ele ocasionalmente poderá estar. Apesar disso, ter um blog não se trata apenas de trabalhar e orientar o usuário na jornada de compra, mas também de criar relacionamento e identificação com seu público.

SEO: Quando falamos de SEO, o objetivo é situar seu site em um local visível, para que todos que fazem pesquisas relacionadas ao seu nicho/mercado encontrem você. Quem conhece um pouco dos mecanismos de busca sabe que, quando falamos de local visível, nos referimos às páginas de resultados ou, mais precisamente, à primeira página do Google.

LINKS PATROCINADOS: Apesar de muitos acharem que anúncios pagos na internet vão contra o princípio do Inbound Marketing, de atrair a atenção em vez de comprá-la, um anúncio feito para entregar a oferta certa no momento certo pode ser um grande aliado em uma estratégia de Inbound Marketing.

REDES SOCIAIS: As redes sociais são excelentes canais para atrair público para seu site. Uma a cada três pessoas no mundo utiliza alguma rede social, então é fundamental para qualquer empresa estar presente e fazer uso desses canais. As redes sociais também são fontes ricas de informações. A partir desses canais, é possível identificar o perfil e interesse de grande parte dos usuários. Isso é fundamental para a estratégia de Inbound Marketing, uma vez que as interações com seu público podem ser customizadas de acordo com o interesse deste.

CONVERTER

Atrair visitantes para o site é o primeiro passo para conseguir executar uma estratégia de Inbound Marketing. A conversão desses visitantes em Leads é a etapa em que eles entram no funil de vendas da sua empresa. Com uma estratégia de Inbound Marketing, a etapa de conversão complementa a atração, e faz com que muitas dessas pessoas se tornem Leads, ou seja, deixem seu contato e outras informações relevantes em troca de um benefício, como uma oferta de material rico, da qual falaremos logo a seguir.

PRODUZA OFERTAS: Uma das formas de fazer com que um visitante se torne um Lead é através da produção de ofertas. Construa conteúdos que irão resolver problemas específicos da sua persona e posicionar sua empresa como referência no mercado para determinado assunto.

CRIE LANDING PAGES: As Landing Pages costumam ter elementos básicos que ajudam bastante nessa missão de transformar os visitantes em Leads. São eles: Call-to-action, Formulário, Headline (Título), Dobra.

FAÇA A PROMOÇÃO DE SUA LANDING PAGE: Faça com que as pessoas conheçam sua oferta, utilizar redes sociais, emails promocionais, call-to-actions no seu site irão ajudar no tráfego do publico para sua landing page.

RELACIONAR

Como sabemos, nem todos os clientes em potencial estão no momento de realizar uma compra. Quando olhamos para a jornada de compra, vemos claramente que existem etapas bem definidas que devem ser respeitadas até o ponto em que uma pessoa está “pronta” para receber uma abordagem. É aí que entra a etapa de relacionamento no Inbound Marketing: usando algumas estratégias, identificamos os estágios em que se encontram os Leads e fazemos com que eles avancem na jornada.

APOSTE NO MAIL MARKETING: Dois dos tipos de email mais comuns são:
Emails promocionais: Tratam-se de emails cujo objetivo é promover uma ou mais ofertas.
Newsletter: Trata-se de um email periódico com um compilado de conteúdo e ofertas de diferentes níveis, sejam essas ofertas diretas ou indiretas.

FAÇA AUTOMAÇÃO DE MARKETING: A Automação de Marketing é o que há de mais moderno no que diz respeito ao relacionamento por email, o principal canal de comunicação no mercado B2B.

De forma simples, são emails enviados automaticamente a partir de determinada ação. São muitas as ações que podem dar início a um fluxo de automação.

Algumas das mais comuns são:

  • Preencher um formulário em uma Landing Page
  • Realizar uma compra
  • Visitar determinada página do site

VENDER

Todo o trabalho de geração de Leads e relacionamento visa produzir demanda e gerar oportunidades de negócio para a sua empresa. Em alguns casos, o processo de vendas acontece dentro do próprio website; em outros, é necessário o contato entre um vendedor e o potencial cliente.

Nesta fase, entra com mais força a ação do vendedor para finalizar o negócio. Os leads que, após a qualificação, foram considerados prioridade são passados de Marketing para a equipe de Vendas como oportunidades. Eles são os leads com maior possibilidade de fechar negócio, porque já estão informados sobre as necessidades e alternativas, uma vez que conhecem a sua empresa e estão com um senso de urgência instalado. Neste momento a equipe de vendas inicia uma abordagem consultiva para definir o real estágio do funil do lead e ratificar algumas informações repassadas pelo marketing. Nos casos em que o lead está pronto é iniciada uma negociação que trata diretamente da dor que o lead mostrou nas interações com a empresa.

ANALISAR

Um dos principais diferenciais do Marketing Digital é poder avaliar precisamente seus resultados e comprovar o retorno dos seus investimentos com base em fatos.

As possibilidades analíticas do Marketing Digital são responsáveis por realimentar todo o processo do Inbound Marketing.

É possível monitorar cada ação que ocorre nas interações do seu público com seus sites, posts e campanhas, o que torna o trabalho mais inteligente.

Além disso, todo o processo pode ser otimizado, detectando-se as taxas que estão abaixo do esperado para direcionar os esforços do time de marketing.

Toda essa capacidade analítica do marketing é amplamente suportada por algumas ferramentas disponíveis no mercado, uma das mais conhecidas é o Google Analytics, onde  é possível extrair muitos dados que podem ser de grande valor para qualquer pessoa que deseja analisar a fundo sua estratégia de Inbound.

Neste material nós mostramos como o funil de vendas é um processo que acompanha todo o ciclo desde a atração até as vendas e análise, permitindo identificar o que acontece em cada etapa. O funil é muito importante para atrair potenciais clientes e transformá-los em reais compradores.

E aí, gostou desse infográfico?  Quer colocar tudo isso em prática?

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