Especialistas alertam que toda crise é também um momento de grandes oportunidades.
O isolamento social mudou o comportamento do consumidor, trouxe mudanças importantes de comportamentos, tecnologias e modos de trabalho e essas mudanças impactaram também o Marketing Digital.
O marketing digitial deixou de ser, há muito tempo, uma tendência de mercado e passou a ser um investimento indispensável para qualquer empreendedor, seja ele individual ou empresarial.
Empreendedores devem estar atentos e acompanhar de perto toda essa movimentação do marketing, para garantir que seu negócio esteja preparado para atender as necessidades desse novo mercado.
Listamos abaixo 5 maiores tendências do Marketing Digital para 2021:
- Marcas mais humanas e comprometidas;
- Conteúdo continua sendo REI;
- Fique atendo à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados);
- Invista em Tráfego Pago;
- União do SEO com o PPC.
Vamos agora detalhar cada uma dessas tendências para você entender melhor.
1. Marcas mais humanas e comprometidas
Um dos assuntos mais comentados no meio digital em 2019: humanização do marketing digital, de humano para humano!
As empresas precisam cada vez mais despertar emoções, identificar as necessidades reais de seus consumidores, o contato empresa/cliente vai muito mais além do que identificar personas e suas dores, agora é algo muito mais personalizado.
Você precisa gerar “conexões”! Conversar com seu cliente de forma mais próxima. Se você “empurrar” suas soluções sem estabelecer essas conexões humanas antes, sua marca poderá ser vista como oportunista ou insensível. E isso pode impactar na sua imagem e consequentemente em suas vendas.
Isso vale também para os e-mails marketing, a humanização dos e-mais já estavam acontecendo, e agora mais ainda.
Mais do que nunca é preciso criar um elo de segurança.
Anota aí essas palavras mágicas: EMOÇÃO, EMPATIA e ÉTICA. Elas irão nortear a humanização do marketing do seu negócio.
A humanização é sim uma tendência, mais ela só vai funcionar realmente se ela for sincera, se refletir o propósito de sua empresa, ou seja se ela for real.
2. Conteúdo continua sendo REI
O que faz uma pessoa gostar de você e querer te seguir, seja nas redes sociais, no blog, no youtube ou em qualquer outra rede de comunicação, ainda é o seu CONTEÚDO.
Só que tem um detalhe: o público, sua audiência, está cada vez mais exigente.
Não há muito espaço para amadores nesse momento, os que generalizam conteúdo, não encontrarão espaço nas redes.
Conteúdos superficiais são deixados de lado para dar lugar a pessoas que geram valor.
O Conteúdo precisa ser cada vez mais personalizado, ter mais a sua cara e sanar as necessidades do público-alvo.
O desejo do público é que o conteúdo seja realmente útil para ele, algo que ele consiga realmente aplicar, ou fazer e sem necessariamente comprar de você. Pelo menos no primeiro momento.
Seu conteúdo precisa gerar valor para as pessoas, a ponto de elas compartilhá-lo com outras pessoas.
3. Fique atento a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), em vigor desde setembro do ano passado, a LGPD é uma legislação que tem o objetivo de proteger a liberdade e a privacidade de consumidores e cidadãos.
As empresas tem até maio de 2021 para se adaptar a nova legislação, pois ela demanda que empresas e órgãos públicos mudem a forma de coletar, armazenar e usar os dados das pessoas. Ou seja, terá impactos significativos nas áreas jurídica, administrativa e de segurança da informação das empresas.
O principal objetivo dessa lei é garantir a segurança, privacidade e transparência no uso de informações pessoais.
Quer entender mais sobre a LGPD é só clicar aqui.
4. Invista em tráfego pago
Ter presença orgânica é importante, mais não basta.
Tráfego pago é aquele em que conteúdo ou anúncios sobre seu site/publicações nas redes sociais são exibidos para determinados usuários a partir do investimento feito em determinada plataforma, como Google Ads e Facebook Ads.
Muitas mudanças ocorreram dentro dos canais de comunicação, por exemplo, nos algoritmos do instagram, que mudou a entrega das publicações, levando em consideração, a interação e engajamento com os seguidores.
Dessa forma estudos indicam que o alcance orgânico no Instagram é, em média, de apenas 10% dos seguidores. Se você tem 1500 seguidores, cerca de 150 veem cada foto ou vídeo publicado.
Daí a importância de fazer anúncios do seu negócio. Isso aumentará sua visibilidade, atrairá mais pessoas para seu perfil/site além de atrair as pessoas certas, pois na hora de se fazer um anúncio você segmenta para quem ele deve chegar.
5. União do SEO com o PPC
SEO significa Search Engine Optimization, e ele existe basicamente para te dar visibilidade dentro do Google.
O objetivo do SEO é colocar seu site em uma boa classificação no Google ou qualquer outro buscador (Bing, Yahoo…), de forma orgânica, isso quer dizer gratuita, mas para isso, é muito importante que o conteúdo do teu site tenha palavras-chave do seu negócio além de um bom conteúdo e um site planejado para facilitar a navegação e experiência do usuário.
Já PPC, Pay-Per-Click é nada mais do que publicidade paga no Google. Aqueles anúncios que são exibidos primeiro, no resultado de uma busca que você faz.
Então, a questão é trabalhar cada vez mais seu conteúdo de forma autêntica, consistente e usando as palavras-chave do seu negócio nesse conteúdo planejar campanhas para esse conteúdo utilizando o PPC.
É isso, fique atento ao nosso blog, assine nossa Newsletter que vem mais tendências de marketing por aí.
Até o próximo conteúdo.