Dando continuidade ao nosso Planejamento de Marketing, é hora de conhecer algumas Ferramentas de Marketing.
Existem inúmeras ferramentas que podem ajudar na organização, planejamento e execução das inúmeras atividades que podemos fazer no mundo digital. No Marketing Digital o uso dessas ferramentas é indispensável.
Gerenciamento de Redes Sociais, envio de E-mail Marketing, Criação de Landing Pages, Automação de Marketing, Produção de Conteúdo, SEO, Análise de Métricas, Captura de Leads, Relacionamento… para tudo isso, existem diversas ferramentas.
Mas quais são essas ferramentas, para que elas servem e quando devemos usá-las?
Vamos por partes:
Quais são as ferramentas e para que elas servem?
Como já falamos, existem inúmeras ferramentas e aqui iremos citar algumas das principais e mais conhecidas do mercado. Algumas ferramentas são gratuitas, outras são pagas e outras tem suas versões gratuitas com algumas limitações e versões pagas. Vamos a elas.
Ferramentas de Automação de Marketing:
Em sua maioria essas ferramentas já trazem algumas funcionalidades como criação e envio de campanhas de e-mail, criação de landing pages, fluxos de automação de e-mail, gestão de leads, CRM.
Já deu pra perceber que esse tipo de ferramenta traz grandes benefícios, pois, além de aumentar a produtividade por ter basicamente tudo em uma única ferramenta você não vai precisar em se preocupar em investir em outras ferramentas, para criar Landing Pagens por exemplo.
As mais conhecidas são RD Station, Active Campaign, E-goi, Leadlovers e GetResponse.
Todas essas ferramentas são pagas, com planos a partir de R$ 59,00/mês como é o caso do plano Light da RD Station.
Ferramentas de E-mail Marketing:
E-mail Marketing é um dos principais canais de relacionamento com o cliente e ter uma ferramenta para automatizar o envio de campanhas, seja informativa ou promocional, é fundamental.
No mercado existem várias. As mais utilizadas são MailChimp, MailerLite, RD Station, Active Campaign, E-goi, Leadlovers e GetResponse.
As ferramentas MailChimp e MailerLite tem versões gratuitas para até 2.000 e 1.000 contatos respectivamente e 12.000 disparos mensais.
Como pode ver, as ferramentas de automação também aparecem na lista por já ter essa funcionalidade.
Ferramentas de Marketing de Conteúdo:
Existem várias ferramentas que podem ajudar com a organização de conteúdo. Entenda como conteúdo, tudo o que você cria para publicar nos seus canais de comunicação com o cliente.
Essas ferramentas auxiliam em todo o processo de marketing já que possibilitam desde a administração do blog, até a produção de posts para as redes sociais.
Dentre elas estão: Rock Content, Contentools, Canva, Trakto.
As duas primeiras, Rock Content e Contentools são plataformas de gestão para estratégias de Marketing de Conteúdo, dando a possibilidade de acompanhar todos os passos da produção dos conteúdos até a análise de resultados.
As outras duas citadas, Canva e Trakto, tem como sua principal finalidade a construção de posts para as redes sociais, e-books… Ideal para quem não é design e não tem familiaridade com ferramentas de design, como Photoshop ou Ilustrator, por exemplo.
Ferramentas de construção de Landing Pages:
Converter visitantes em leads é o papel fundamental das Landing Pages. Por meio delas são ofertados conteúdos relevantes, serviços, produtos, etc e em troca o visitante deixa informações como nome, email e telefone e a partir daí se torna um lead da sua empresa.
Em outra oportunidade iremos aprofundar mais sobre o assunto.
No mercado existem várias ferramentas que tornam possível a criação dessas landing pages, veja algumas delas:
RD Station, Active Campaign, E-goi, Leadlovers, GetResponse (olha as ferramentas de automação aí de novo!), Klickpages.
Ferramentas para SEO:
Otimização para mecanismos de busca (Search Engine Optmization ou SEO), sua função é ajudar empresas a se posicionarem melhor nos resultados de buscadores como o Google, por exemplo.
Otimização de sites, pesquisa de palavras-chave e análise de dados são algumas das funções apresentadas nesse tipo de ferramenta.
Existem várias ferramentas que fazem esse trabalho, a mais comum é o Google Search Console.
Ainda podemos citar: Ubersuggest, SEMRush, Google Keyword Tool (Google Ads), Yoast, SpyFu…
Ferramentas para análise de dados:
Uma das possibilidades que o Marketing Digital proporciona é a mensuração dos resultados, essencial para melhorar suas ações no meio digital.
Analisar os dados não é uma tarefa fácil e muitas empresas acabam ignorando, diminuindo assim as suas chances de obter sucesso em muitas de suas ações de marketing.
Saber como está o engajamento do seu público com seu site ou com suas redes sociais e poder medir o ROI (Retorno sobre o investimento) para entender quais ações estão trazendo mais resultado e poder melhorar é uma das vantagens de utilizar as ferramentas de Analytics.
A plataforma mais utilizada pela maioria das empresas e profissionais da área é o Google Analytics. Além dela existem SimilarWeb, CloudFlare, Open Site Explorer, entre outras.
Ferramentas de monitoramento de redes sociais:
Acompanhar o resultado das suas postagens nas redes sociais como, engajamento, comentários, compartilhamentos, salvamentos, além de proporcionar um ganho de produtividade possibilitando o pré-agendamento de postagens no feed, stories, igtv, reels, reposts é fundamental para se dar bem nas redes sociais.
Isso só é possível através do uso de ferramentas como MLabs, Postgrain, Hootsuite sendo esta última em inglês.
Ferramentas de gerenciamento de conteúdo (CMS):
Gerenciar os conteúdos de sites e blogs é praticamente impossível sem a ajuda de um CMS (Content Management System), Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.
O mais utilizado hoje em dia é o WordPress que permite publicar qualquer tipo de conteúdo e ainda anexar conteúdos de outras plataformas como vídeos do YouTube e podcasts, por exemplo.
Além do WordPress podemos citar o Wix e o Joomla.
Você deve estar pensando, principalmente se você tem uma equipe reduzida, em como vai dar conta de gerenciar tanta ferramenta para fazer tantas coisas, não é mesmo?
É realmente muita ferramenta e muitas informações para gerenciar. Mas imagina, se elas não existissem, como seria para gerenciar tanta coisa? Mesmo com uma equipe grande, seria muita coisa pra linkar uma com a outra e conseguir visualizar um panorama geral das suas ações de marketing.
Por isso, fica a dica: procure utilizar ferramentas integradas que reúnam em um só lugar o máximo de funcionalidades possível e ferramentas que possam conversar com as outras de forma que você consiga comparar os dados e fazer uma análise correta para uma melhor tomada de decisão.
Se você vem acompanhando a sequencia de posts Objetivos, Personas, Canais e agora Ferramentas, prepare-se para dar uma lida no próximo passo do Planejamento de Marketing, vamos falar de Equipe.
A pergunta é: Eu tenho uma equipe para gerenciar tudo isso ou sou apenas uma EUquipe?
Mais um motivo para você planejar o seu marketing e não sair criando ações de forma aleatória.
Até lá!