O que você precisa saber antes de montar sua equipe de marketing.

Equipe de Marketing

Se você vem acompanhando todos os conteúdos de Planejamento de Marketing postados anteriormente – Objetivos, Persona, Canais, Ferramentas – deve estar se perguntando:

Como vou dar conta de tanta atividade para fazer o marketing da minha empresa?!

Nessa série sobre planejamento a última pergunta é exatamente sobre o que vamos tratar nesse post. Tenho uma equipe para executar todas as atividades ou sou uma EUquipe?

Montar uma equipe, contratar uma agência capacitada, ou até mesmo trabalhar com os dois cenários, equipe e agência, pode não ser uma tarefa fácil. A competência da sua equipe pode ter um impacto positivo ou negativo nos resultados da sua empresa.

Antes de montar uma equipe, é preciso considerar alguns pontos importantes como: tamanho da empresa, quando terceirizar, desafios que a empresa vai enfrentar.

Tamanho da empresa

O tamanho da empresa irá determinar o tamanho da equipe e que tipos de profissionais ela irá precisar, se serão profissionais com características mais generalizadas e que podem se encaixar em qualquer setor ou se deverá contratar especialistas para cada área.

Quando Terceirizar

Terceirizar ou ter uma equipe contratada também depende do tamanho da empresa, do orçamento que ela tem disponível para investir e das estratégias adotadas. As duas situações têm vantagens e desvantagens. Ter uma equipe contratada permite ter um entendimento maior das estratégias e dos objetivos da empresa, além de ter uma dedicação exclusiva. No entanto, ter uma equipe contratada pode ter um custo muito maior do que terceirizar os serviços de uma agência, por exemplo.

Por outro lado, terceirizar uma equipe irá dar mais liberdade para a empresa focar em outros aspectos do negócio, uma vez que a agência irá realizar as atividades do marketing em ambiente externo. Mas cuidado ao terceirizar: garanta que a agência irá cuidar do marketing da sua empresa da forma mais aproximada possível, mesmo que executando de fora e atendendo outras empresas.

Desafios a enfrentar

Pensar nos desafios que a empresa poderá a vir enfrentar no futuro pode ajudar a pensar em quais tipos de profissionais a empresa vai precisar ter na equipe.

Principais áreas de uma equipe de marketing

Mais uma vez o tamanho da empresa vai interferir no processo da equipe, pois essas áreas podem variar de empresa para empresa. No entanto é possível listar algumas áreas que são imprescindíveis para um time de marketing.

Redator

Responsável por desenvolver conteúdos para as estratégias de conteúdo, roteiros de vídeos, conceitos de campanhas. Este profissional precisar ter habilidades com a escrita e um bom conhecimento da língua portuguesa, conceitos de SEO e ser criativo.

Designer

Este profissional é responsável pela criação de todas as peças gráficas que serão utilizadas nas campanhas de marketing, layouts para sites e precisa ter conhecimentos em ferramentas de design e edição de imagem e conceitos de usabilidade e experiência do usuário.

Analista de dados

Os dados tem uma importância crucial nas estratégias de marketing. Esse profissional é responsável por saber analisar esses dados e transformá-los em informação estratégica.

Analista de SEO

Realizar pesquisas e garantir que a estratégia de conteúdo está respondendo às buscas do público é trabalho do Analista de SEO. Para isso ele precisa estar bem informado sobre as palavras-chave, tópicos e informações técnicas relacionadas ao Google.

Analista de Conteúdo

Trabalhando diretamente com os redatores este profissional é responsável por definir pautas de conteúdo, pesquisar palavras-chave e garantir que os conteúdos estão de acordo com a estratégia inbound.

Analista de Redes Sociais

Manter as redes sociais atualizadas, criar conteúdos e monitora as métricas e informar os analistas de dados é a função desse profissional dentro do time de marketing.

Analista de UX

Com seu conhecimento em Experiência do Usuário (UX), analisar e monitorar o desempenho dos resultados em relação às páginas do site, projetar páginas do site, landing pages de lançamento de produtos e ebooks é o papel desse profissional. Além disso, ele é responsável por analisar métricas relacionadas ao tempo de visita e navegação de usuários nos sites, propondo melhorias pra melhorar os resultados.

Grouth Racker

Profissional responsável por desenvolver estratégias de crescimento para as campanhas, ações, mídias sociais e tudo o que envolve o marketing de uma empresa através de testes, experimentos e o estudo de diversas possibilidades de melhorias com o intuito de melhorar os resultados.

Seu trabalho envolve muita criatividade e inovação, além de precisar estar se atualizando constantemente.

Mantenha sua equipe em constante aprimoramento

Não basta montar uma equipe com diversos profissionais em diversas áreas e não investir em seu aprimoramento.

Invista em treinamentos, dê e receba feedback o tempo todo, incentive a produção de conteúdo, promova colaboração na empresa.

Faça com que sua equipe conheça, além da sua área, a área dos outros membros, afim de colaborar uns com os outros.


E aí, o que é melhor para a realidade da sua empresa, montar uma equipe interna ou terceirizar e contratar uma agência especializada?

É um passo muito importante e precisa ser muito bem analisado, pois o futuro da sua empresa estará nas mãos desses profissionais, seja dentro ou fora da sua empresa.

Em breve voltaremos a falar sobre esse assunto com mais detalhes.

Até o próximo conteúdo!

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário

Newsletter

Assine e receba nossos conteúdos direto no seu e-mail.

comercial@agenciaidweb.com.br
+55 (82) 98204.7032

Av. Vieira de Brito, 45, Spazzio Empresarial, sala 6. Palmeira dos Índios – Alagoas.

Siga-nos

Agência idweb

© 2021. Todos os direitos reservados