Uma das perguntas que fizemos dentro do Planejamento de Marketing foi: Quais são os canais que preciso utilizar para alcançar essas personas?
Já vimos sobre os principais Objetivos e sobre Personas, agora chegou a hora de entendermos um pouco mais sobre Canais.
Mas afinal, o que são Canais de Marketing?
Todos os meios utilizados para fazer com que seu produto/serviço chegue até o consumidor final (sua persona) é considerado um canal de marketing.
Não basta apenas ter um bom produto/serviço para colocar no mercado se você não pensar em como fazer para que ele chegue até a sua persona, na hora certa, na quantidade certa e no lugar onde ela espera encontrá-lo.
Então, qual ou quais os canais ideais para fazer com que isso aconteça?
Para encontrarmos essa resposta, antes, precisamos entender um pouco sobre os tipos de canais de marketing.
Tipos de Canais de Marketing
Os tipos de canais de marketing são 3:
- Vendas diretas
- Vendas indiretas
- Vendas de distribuição
Vendas Diretas
Venda direta é aquela realizada direto do Fabricante/Produtor ou Vendedor diretamente ao cliente final.
Se você já comprou, por exemplo, um produto do Boticário de uma revendedora, (sua vizinha ou amiga de trabalho), se já comprou um produto de artesanato direto das mãos do artesão que o fabricou ou se compra frutas e verduras na feira direto das mãos do produtor, com certeza já participou do processo de venda direta.
Esse tipo de venda é muito valorizado por ter um forte poder de aproximar marca e consumidor pelo fato de ter um contato maior com quem oferece o produto e por ser uma venda mais personalizada.
Vendas Indiretas
Esse tipo de venda é realizada por intermediários e não tem nenhum tipo de interação entre o produtor e o consumidor final.
São vendas feitas em supermercados, atacados, distribuidoras e revendedoras.
Para ficar mais claro, um exemplo disso é a venda de bebidas. Você não compra cerveja, por exemplo, direto do fabricante. Geralmente esse tipo de produto se compra em supermercados, lojas de conveniência, distribuidoras de bebida.
Essa é a vantagem da venda indireta, não necessariamente a empresa precisa ter várias lojas espalhadas em diversos locais para poder ter uma venda em grande escala. Utilizar-se dos varejistas, atacadistas e distribuidores envolve muito menos custo.
Vendas de Distribuição
Aqui a venda acontece de forma mista, o fabricante do produto pode, além de utilizar-se da venda indireta através de distribuidoras, varejistas e atacadistas, vender o seu próprio produto.
Um exemplo disso são os fabricantes produtos de tecnologia como, Samsung, Dell, Apple que além de seus próprios canais de venda, tem outros revendedores da marca espalhados pelo mundo.
Canais de Marketing
Agora que já vimos sobre os tipos de canais de marketing, vamos ver quais os principais canais no meio digital?
Sabemos que o mundo virtual é o meio mais rápido e até mais barato de fazer com que seu público descubra que você existe. Pensando nisso é extremamente importante saber escolher o canal ideal para alcançar seu público.
No Marketing Digital os canais são apresentados da seguinte forma:
Social
“Se sua empresa não está nas Redes Sociais, ela não existe.”
Certamente você já ouviu alguém pronunciar essa frase, certo?
Pois é, ela é uma realidade e, por mais que você tente, não vai fugir dela por muito tempo. Não se você realmente quiser que sua empresa se torne realmente conhecida.
Uma coisa é certa, seu público está nas redes sociais.
3,8 bilhões de pessoas no mundo e 66% dos brasileiros estão nas redes sociais.
Fonte: Pesquisa Global Digital Overview 2020, feita pelo site We Are Social em parceria com a ferramenta Hootsuite.
Por isso, não deixe este canal de foral das suas estratégias de marketing.
Referência
Provavelmente, em algum momento, você já fechou negócio com um novo cliente através de uma indicação de um outro cliente que ficou satisfeito com seu produto ou serviço.
Cliente satisfeito é a melhor estratégia de marketing. É ele que vai contar para todos os amigos e conhecidos como foi seu atendimento, como seu produto ou serviço é fantástico.
Por isso: Cuide bem dos seus clientes antes e depois da venda e cuide para que a entrega do seu produto ou serviço lhe cause uma boa experiência.
Agora imagina esse cliente satisfeito utilizando as redes sociais para falar sobre sua marca. O alcance e a velocidade com que a informação vai chegar para as outras pessoas é enorme.
Quando as pessoas falam sobre sua marca nas redes e mencionam sua página, elas se tornam referências importantes para seu negócio e ajudam a divulgar seu produto ou serviço, apenas por estarem satisfeitos.
Tráfego Direto
Quando alguém já conhece sua empresa, já teve uma boa experiência com ela, provavelmente vai voltar a comprar.
No tráfego direto ela acessa seu site ou sua rede social sem precisar de referências de outros clientes ou de anúncios.
Se você costuma comprar roupas pela internet e teve uma boa experiência com a loja, com certeza vai voltar a comprar na mesma loja quando quiser renovar o guarda-roupas ou se compra livros em uma livraria online, vai querer renovar suas leituras e já saberá onde buscar novos livros.
Um dos canais mais sólidos e mais utilizados para se fazer marketing digital.
Quando alguém se inscreve em seu site ou em uma de suas páginas de venda, deixando seu e-mail, ele está te dando permissão para se comunicar com ele através do e-mail.
Enviar conteúdos de qualidade, ofertas exclusivas, e-mail marketing para gerar tráfego para seu site ou rede social e realizar uma ação de compra, por exemplo, são práticas realizadas através desse canal.
Busca Orgânica
Quem está na internet quer ser facilmente encontrado por seu público, não só nas redes sociais mas também nos sites de busca (Google, Bing, Yahoo…).
Para isso é preciso se utilizar de estratégias de SEO (Search Engine Optimization) Otimização para Mecanismos de Busca.
Um bom SEO e um conteúdo bem feito, com certeza seu site vai aparecer nas primeiras páginas do Google quando alguém pesquisar por assuntos relacionados ao seu negócio.
Mídia Paga
Investir em mídia paga também faz parte das ações de marketing que precisam estar em sua estratégia.
Google Ads, Facebook Ads, YouTube Ads são algumas das ferramentas que ajudam sua empresa chegar onde o tráfego orgânico não chega e com uma maior velocidade.
Maior alcance, baixo custo, mensurável e mais eficiente do que a publicidade tradicional em TV, Rádio e Outdoors.
Como escolher os melhores canais para sua estratégia de marketing
Você já percebeu que as possibilidades são muitas e deve estar se questionando se para uma boa estratégia de marketing vai precisar utilizar tantos canais.
Não existe uma fórmula mágica e nem o canal perfeito para toda empresa. Os segredos para escolher os melhores canais para sua estratégia estão em:
Conhecer sua persona
Quanto mais você conhecer sua persona, mais fácil será escolher os canais que irá utilizar.
Procure saber quem ela é, sexo, onde trabalha, sua idade, dificuldades e desejos, como ela se comunica, se utiliza redes sociais, se costuma pesquisar na internet sobre os assuntos que a interessa.
Todas as informações que puder levantar sobre sua persona vai te ajudar a descobrir como e onde se comunicar com ela.
Avaliar o mercado
Conheça sua concorrência, como ela se comunica com o público, como ela entrega seu produto ou serviço, seus fornecedores, faça uma análise detalhada das forças e fraquezas.
Com uma análise de mercado bem feita, fica mais fácil de oferecer um diferencial para sua persona e se destacar em meio a concorrência.
Conhecer sua empresa, produto e serviço
Conhecer sua empresa e o que ela faz é fundamental para poder direcionar sua estratégia para o canal mais adequado.
Se sua empresa vende roupa feminina, por exemplo, a rede social Instagram pode ser uma boa opção, por ser um canal com um apelo visual.
No entanto, não basta apenas postar as fotos dos produtos de forma aleatória e achar que está tudo certo.
Conhecer o produto é imprescindível para quem deseja fazer um bom marketing de conteúdo e manter o público bem informado sobre o que você está tentando fazer com que ele compre.
Analisar as métricas
Avaliar os resultados é fundamental para saber se as estratégias estão funcionando e se o canal é ideal para a estratégia.
Ferramentas como Google Analytics ajuda a obter dados valiosos e a própria rede social também ajuda a analisar.
Agora junte todas as peças, seus objetivos, suas personas, tipos de canais, possibilidades que eles oferecem para seu negócio e identifique quais seriam os melhores canais para as suas estratégias. Redes Sociais, Site, Mídias Pagas, E-mail marketing… As possibilidades são inúmeras.
Bom, se você vem acompanhando nosso conteúdo e chegou até aqui, nosso próximo assunto vai falar sobre Ferramentas de Marketing Digital.
Te espero lá! 😉