Nos últimos anos trabalhando com Marketing Digital, me deparei com algumas situações em que o marketing do cliente parecia um barco à deriva que não se sabia ao certo de onde saiu e muito menos para onde estava indo. Simplesmente pelo fato de não ter feito um planejamento inicial, fundamental para saber de onde sair, ter uma rota definida e saber aonde quer chegar.
Antes de planejar suas ações de marketing, sejam elas quais forem, faça as seguintes perguntas:
1. Quais os meus objetivos com Marketing Digital? Aonde eu quero chegar?
2. Para quem eu quero fazer Marketing Digital? Quem são minhas personas?
3. Quais são os canais que preciso utilizar para alcançar essas personas?
4. Quais ferramentas vou precisar utilizar?
5. Tenho uma equipe para executar todas as atividades ou sou uma EUquipe?
Agora que você se fez todas essas perguntas, é hora de dar respostas a elas. Fazendo isso, já está iniciando o planejamento do seu Marketing Digital.
OBJETIVOS
Os objetivos mais comuns, que a maioria das empresas buscam com Marketing Digital são: Vender mais, fidelizar clientes, aumentar a visibilidade da marca, produtos e/ou serviços, Branding, construir relacionamento com clientes e parceiros, educar o mercado, engajar clientes e colaboradores.
Para que possamos definir esses objetivos, precisamos entender onde cada um deles nos leva, por isso, vamos explicar cada um deles de forma clara e direta.
1. Vender mais
Esse é o objetivo mais comum para as empresas com fins lucrativos, no entanto é preciso entender que nem sempre as ações de marketing são de venda, boa parte das estratégias tem o papel de atrair e converter novos clientes.
Para esse objetivo é importante lembrar que é preciso estabelecer um preço competitivo, identificar as praças com maior potencial de compra dos serviços e produtos e promover para o público certo.
Além disso, vale lembrar que, a receita com ações de venda deve ser superior ao valor investido para executá-las. Do contrário a empresa terá prejuízo. A partir disso, podemos identificar que suas ações de marketing foram aplicadas de forma equivocada.
2. Fidelizar clientes
É mais fácil e mais barato manter um cliente comprando da sua marca do que trazer novos clientes. Concorda? Eu diria que esse é um grande desafio para a maioria das empresas.
Parta do seguinte princípio: O cliente é o seu chefe, ele quem manda! Se você tiver isso em mente, vai fazer tudo para manter seu emprego.
Quando um cliente tem uma boa experiência com sua empresa, provavelmente ele voltará a comprar de você e ainda levará outros clientes a custo zero para sua empresa.
Para ter um bom relacionamento com seus clientes existem algumas estratégias de marketing, como o Marketing de Conteúdo, Marketing de relacionamento, entre outras. Falaremos mais sobre elas mais adiante.
3. Aumentar visibilidade da marca, produtos e/ou serviços
Vender mais e fidelizar cliente se torna impossível se sua marca, produtos e serviços não são conhecidos.
Adote estratégias de marketing para gerar visibilidade para sua marca. Para isso acontecer de forma mais assertiva é preciso adotar algumas práticas importantes como, identificar suas personas, saber onde elas estão, quais canais utilizam no meio digital.
Exemplo: Se sua empresa vende produtos para o público masculino, não adianta anunciar para o público feminino, assim como também não adianta anunciar no Twitter se seu público está no Instagram e Facebook ou anunciar para São Paulo se sua empresa não entrega na região.
4. Branding
Gerenciar sua marca para torná-la mais forte, consolidada e com uma boa percepção pelo seu público é o que o Branding faz.
Quando falamos de refrigerante, bucha de aço, sabão em pó, quais as primeiras marcas que vem a sua cabeça? Dificilmente você não responderá, Coca-cola, Bombril e OMO. Todas elas tiveram estratégias de marketing focadas em fortalecer a marca.
Projetar, defender e agregar valores a uma marca é o papel do Branding.
5. Construir relacionamento com clientes e parceiros
Bons negócios começam a partir de um bom relacionamento entre os envolvidos no processo.
É fundamental, durante as fases de pré-venda e pós-venda, construir um relacionamento aproximado com sua persona.
Algumas ações ajudam a construir esse relacionamento. Postar conteúdos relevantes em Blogs, envio de Newsletters com conteúdo educativo, interagir com os seguidores nas redes sociais. Ações como essas fazem a diferença na tomada de decisão da sua persona.
Essas ações também são importantes serem realizadas com Parceiros de Negócio. Neste caso dá até para marcar reuniões e fazer ligações sem precisar, necessariamente, ter um tom comercial.
6. Educar o mercado
É comum, principalmente para empresas que vendem produtos ou serviços que tem uma determinada complexidade, a utilização de materiais educativos como artigos, e-books, webinars, infográficos, pesquisas de mercado, para educar sua audiência sobre como funciona seu produto ou serviço.
Utilizar esse tipo de material serve como referência e ajuda a persona na tomada de decisão de compra.
Além disso a empresa ainda gera uma imagem de autoridade no assunto, ganha credibilidade, boa reputação e a confiança da sua audiência.
7. Engajar colaboradores
Os colaboradores da sua empresa também podem ser motivo para as ações de marketing. Por que não engajar o seu público interno com os propósitos da sua marca, valores e metas da sua empresa?
Os colaboradores da sua empresa são os responsáveis pelo bom relacionamento com os demais públicos. Valorizar e motivar essas pessoas ajuda na qualidade e entrega dos resultados.
A estratégia de Endomarketing é bastante utilizada nesses casos. Ela ajuda a melhorar a imagem da empresa entre os colaboradores e a transformar em uma equipe motivada e a reduzir a rotatividade de funcionários na sua empresa.
Existem outros objetivos que iremos falar um pouco mais a frente que são, qualificar o atendimento, gerar e nutrir leads, Aumentar o número de seguidores, Posicionamento nos motores de busca, entre outros.
Percebeu a quantidade de oportunidades que o Marketing Digital pode gerar para o seu negócio? A ideia aqui era abrir a sua mente para o que realmente é possível fazer com essa ferramenta.
Agora vamos pensar no próximo passo do planejamento e falar sobre Personas.